segunda-feira, 27 de abril de 2020

O 25 de Abril, o Mundo e o Covid-19...







Era criança quando um recolher obrigatório me fechou em casa meses seguidos,ao som de tiros e outros barulhos que nunca tinha ouvido e nem conseguia identificar,era criança quando de repente e do nada, me tiraram do lugar onde vivia e onde era tão feliz.Era adolescente quando vi a intolerância e falta de solidariedade para com aqueles que sendo Portugueses, vieram para o Continente e deixaram para trás o fruto do seu trabalho de toda uma vida .
Era adolescente quando finalmente me conciliei com aquele sentimento de perda e injustiça.
Era grata a todos aqueles que durante anos deram a vida a tentar segurar um lugar que não era nosso e que isso custou muito sofrimento .
Revoltei-me quando consegui entender que quem nos devia proteger nos abandonou à nossa sorte.
Era adulta quando numa viagem ao Senegal fui visitar a Ilha de Gorée em frente a Dakar e o guia turístico contava ao grupo composto por várias Nacionalidades que aquela ilha era o símbolo do tráfico de negros, um dos maiores centros de comércio de escravos do continente, a partir de uma feitoria fundada pelos Portugueses.
Já sabia desse facto pela História,mas agora estava ali, vi, e senti vergonha!
Percebi então que a história do Mundo até aqui era uma soma gigante de erros graves!!
Já era adulta quando me reconciliei com todos estes erros e me dei conta que era a nossa vez...a nossa geração tinha agora a possibilidade de deixar para a história que será lida pelos nossos netos , bisnetos e seguintes de como fomos capazes de fazer do Mundo um lugar mais amigável, justo e digno.
Passaram então 40 décadas...
Percebo agora que não só não fomos capazes como fizemos do Mundo um lugar ainda pior,destruímos o Planeta, criamos uma nova versão de escravatura, aquela que mantêm crianças dependentes de horas de trabalho infantil por uma malga de arroz diária, que maltratamos os animais , que não protegemos e cuidamos com amor dos nossos idosos, que deixamos morrer milhares de refugiados no alto mar, e pior, sem que isso nos pareça afectar...
Que tudo o que fizemos desde então foi em função do beneficio económico, ter mais coisas,cada vez mais, em vez de SERMOS mais,mais, muito mais...
O que me deixa agora um sentimento de frustração,de falhanço total ,de incompetência ...não aprendemos nada com a História,não serviu para nada a quantidade de seres humanos que morreram em guerras feitas por quem se acha acima de Deus e dono do Mundo!!!
Até que, sem que de outra maneira nos tivéssemos dado conta,vem a lição que o Mundo há muito devia ter aprendido.
Quem sabe ainda vamos a tempo de nos reconciliarmos com as nossas falhas e agora sim, termos a derradeira oportunidade de reconstruir o Mundo!!!
Entretanto eu, sem mais forças, desiludida e cansada,refugio-me na Poesia e cito o poeta...
"Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Porque metade de mim é a lembrança do que fui
Mas a outra metade, nem sei
E que a minha desilusão seja perdoada
porque metade de mim é amor
E a outra metade também"

Abril 2020

Nani Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um pensamento e o segredo...

 Um maravilhoso silêncio flutua sobre todos os meus erros mais perdoáveis, quero a emoção cúmplice dos meus versos, que me falam constanteme...